sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Patañjali

Quem foi e a que linhagem pertencia?

Historicamente, Patañjali deve ter vivido entre 500 e 200 a.C, mas grande parte do que sabemos sobre ele provém de lendas. Se alude a ele como um svayambhu, uma alma evoluída encarnada por vontade própria para ajudar a humanidade. Assumiu forma humana, experimentou nossas penas e alegrias e aprendeu a transcendê-las. Nos Yoga Sutras descreveu os meios para superar as aflições do corpo e as aflições da mente: os obstáculos para o desenvolvimento espiritual. 

Patañjali, o mais nobre dos sábios.
As palavras de Patañjali são diretas, originais, e tradicionalmente são consideradas de origem divina. Continuam sendo atuais, fascinantes e completas ao longo de mais de vinte séculos, e continuarão sendo por muitos séculos mais.

Os 196 aforismos ou sutras de Patañjali abarcam todos os aspectos da vida, começando com o código de conduta prescrito e finalizando com o ser humano que vê seu próprio e autêntico Si- mesmo. Cada uma das palavras do sutra é concisa e precisa. Assim como cada uma das gotas de chuva contribuem para a formação de um lago, cada uma das palavras contidas nos Sutras transmite um tesouro de pensamentos e experiência, e resulta indispensável para o conjunto.

Patañjali escreveu sobre três temas: gramática, medicina e yoga. Os Yoga Sutras, sua obra prima, é sua síntese do conhecimento humano. Como pérolas em um cordão, os Yoga Sutras formam um lindo colar, uma coroa de sabedoria iluminadora.